quarta-feira, 9 de maio de 2007

Precisamos aprender a viver com as diferenças!

Vygotsky entende que o processo de construção do conhecimento ocorre pela interação do sujeito historicamente situado com o ambiente sociocultural onde vive. Na sua visão, as pessoas portadoras de deficiência deveriam participar ativamente da vida social, superando o caráter caritativo dado geralmente a elas. Para esse autor, as leis que regulam o desenvolvimento infantil são as mesmas para as crianças com ou sem deficiência.
A criança, cujo desenvolvimento está impedido por um defeito, não é simplesmente uma criança menos desenvolvida que seus pares; mais precisamente ela tem se desenvolvido diferentemente (...) uma criança em cada estágio de seu desenvolvimento, em cada uma dessa s fases, representa uma singularidade qualitativa, isto é, uma estrutura orgânica e psicológica específica; exatamente no mesmo caminho uma criança deficiente representa qualitativamente uma diferença, um tipo único de desenvolvimento. (VYGOTSKY apud MARQUES, 2003, p.84)
A inclusão educacional requer uma revolução de paradigmas. Não significa apenas colocar pessoas "diferentes" num lugar em que não costumavam estar, significa não mais perceber a deficiência e sim, suas possibilidades de superação, significa rever a função social da escola. Inclusão significa dar oportunidades diferentes, considerando a semelhança de direitos e a capacitação para a cidadania.


A inclusão não interessa apenas aos deficientes. É para todos. O mundo necessita urgentemente de cidadãos éticos, dotados de espírito crítico e cooperativo, qualidades que só brotam do convívio com a diversidade.

Andréia Abreu.

Nenhum comentário: